Drenagem Linfática na Gravidez e no Pós-Parto
Na gravidez, as alterações hormonais, posturais e de compressão abdominal, levam ao surgimento de sintomas como pernas pesadas, inchadas, varizes, derrames e formigueiro nas mãos e nos pés, e a maioria destes sintomas ainda se mantém durante algum tempo após o parto.
Para aliviar todos estes sintomas e prevenir o aparecimento de varizes e derrames, a drenagem linfática manual surge como a terapêutica mais utilizada, segura e com mais benefícios durante a gravidez e no pós-parto.
No pós-parto – seja ele vaginal ou cesariana – ajuda a Mulher a voltar à forma mais rapidamente e traz muitos outros benefícios para o corpo e bem-estar geral. Para além disso, a drenagem também proporciona uma sensação de relaxamento que ajudará nesta nova fase da sua vida com o seu bebé.
A drenagem linfática manual é uma técnica terapêutica suave, indolor e realizada através de movimentos coordenados e lentos, que objetiva estimular o sistema linfático, de modo a eliminar as toxinas do corpo e o líquido acumulado (inchaço) assim como restabelecer o normal fluxo linfático.
Um sistema linfático em disfunção dificulta o retorno venoso. Deste modo, este serviço destina-se a grávidas e recém mamãs com:
– Varizes
– Retenção de líquidos
– Pernas pesadas
A drenagem pode ser efetuada a partir das 12 semanas até ao parto e pode ser retomada 1-2 meses após o parto.