[vc_row][vc_column][vc_column_text]A posição de sentado em W  é um hábito obrigatório de quebrar?

 

Sabe-se que ao longo do desenvolvimento típico da criança surgem uma variedade de posturas de sentado que são fundamentais para a exploração mais efetiva do meio.

O sentado em W não deve ser considerada uma postura proibida, contudo deve ser evitada pelo fato de se pressupor que quando a criança assume esta posição de sentado com a rotação das pernas para dentro, resulta de uma estratégia face à fraqueza inerente a nível do tronco e esta postura estável afere-lhe o equilíbrio necessário para ter as mãos livres para o brincar.

A preocupação frequente com esta postura relaciona-se com o contributo para o desenvolvimento do pé plano e com os quadros de displasia da anca, nesse sentido as modificações do ambiente são fundamentais para que as crianças sejam orientadas nas diferentes alternativas de sentar e assim serem minimizadas as consequências biomecânicas e da função articular.

Se o hábito de sentar em W for frequente e permanecer ao longo do desenvolvimento de forma contínua, deve ser um alerta para os pais e a análise do padrões neuromotores da criança imprescindível, por parte de um Fisioterapeuta da área de Neurologia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]