A asma apresenta-se como uma inflamação crónica das vias aéreas, tornando-as mais estreitas e dificultando a passagem do ar. À medida que a doença evolui, vão surgindo sintomas como a dificuldade em respirar, a pieira, a tosse, cansaço e opressão torácica.

Principais Sintomas

Tosse

Chiadeira no peito ou pieira

Falta de ar

Aperto no peito com o esforço físico

Cansaço e dificuldade em fazer as atividades do dia a dia

Cansaço e dificuldade em fazer as atividades do dia a dia

Explicação

A asma é uma doença dependente da carga genética, que vai condicionar a maior probabilidade de ocorrência da doença, no entanto é a exposição ambiental que vai condicionar o aparecimento e a própria gravidade da doença.

A asma é muito frequente na criança e em idade pré-escolar deve ser classificada como uma síndrome. O diagnóstico é maioritariamente clínico e, para além dos sintomas, é muito importante conhecer os seus fatores de agravamento e de alívio, a história familiar de asma e doenças alérgicas, a existência de outras doenças alérgicas na criança, como a rinite ou o eczema atópico e o ambiente social e familiar.

Asma em crianças.

3 Tipos de asma em idade pediátrica

  1. Sibilância precoce transitória que pode surgir nos primeiros meses de vida e desaparece após os 3 anos de idade, tendo por isso um bom prognóstico. De forma quase universal, as crises são desencadeadas por vírus.

2. Sibilância não atópica pode também surgir nos primeiros meses de vida e apresenta uma etiologia viral, no entanto, esta variante apresenta maior sensibilidade ou reatividade das vias aéreas, provocando crises mais frequentes e mais graves que tendem a atenuar-se significativamente até ao início da adolescência.

3. Sibilância atópica que consiste na maioria dos casos de asma pediátrica que persiste para a idade adulta. Pode ser desencadeada em qualquer idade, mas mais frequentemente a partir dos 2 ou 3 anos, podendo ter uma gravidade variável; ou estar associada a outras doenças alérgicas. De todas as variantes pediátricas, a atópica é aquela em que pode ocorrer declínio da função respiratória.

Prevenção

– Evitar os alergéneos, como pó e pêlo de animais;
– Evitar ambientes poluídos e com fumos;
– Não fumar nem estar perto de fumadores;
– Evitar perfumes intensos;
– Tratar a Asma com ajuda médica.

Consulte a nossa página web para nos conhecer melhor. Tenha a ajuda de que necessita na Osteo Performance 360º: www.osteoperformance.pt.