Swaddle sim, até aos quatro meses, se bem aplicado e integrado num tratamento osteopático!

Swaddle é uma prática antiga de envolver o bebé de modo a limitar significativamente o seu movimento em particular braços e pernas.

Quando nasce, o bebé apresenta reflexos primitivos que são movimentos involuntários com origem no sistema nervoso central desencadeados por estímulos externos ou internos. Quando envolvido, o bebé recebe menos estímulos externos que podem espoletar esses movimentos.

Recorrendo ao swaddle, conseguimos diminuir a aparição desses movimentos involuntários permitindo ao bebé não acordar com tanta frequência bem como acalmar o bebé.

Acalmar o bebé, permitir ao bebé ter um sono mais reparador são algumas das vantagens do swaddle, no entanto, o método apresenta alguns riscos, algumas limitações e algumas regras de uso.

Os bebés de termo e sem patologias conhecidas precisam de mobilidade para uma correta integração dos seus reflexos primitivos. É normal os bebés pequenos se moverem durante o primeiro período de sono, no entanto, não é suposto acordarem com esses movimentos. Caso isso ocorra, tensões durais e imaturidade podem estar na origem do problema. Nesses casos, uma consulta de osteopatia pode ajudar.

O swaddle pode ser uma ferramenta que se pode integrar no tratamento do bebé até aos seus 4 meses. A partir dos 4 meses o bebé consegue rodar e o uso do swaddle torna-se perigoso. Outro cuidado é a forma como se enrola o bebé. A posição das pernas é de extrema importância. De modo a garantir um correto crescimento da anca, não se deve envolver o bebé juntando as pernas.

Recorrer ao swaddle como parte integrante de um tratamento é uma ferramenta segura e eficaz. Dormir melhor e apresentar menos períodos de choro é permitir que o organismo do bebé se equilibre e repare.

Consulte a nossa página web para nos conhecer melhor. Tenha a ajuda de que necessita para o seu bebé na Osteo Performance 360º: www.osteoperformance.pt.

Swaddle