[vc_row][vc_column][vc_column_text]O voador, andador ou andarilho como por vezes são chamados, são brinquedos que se encontram à venda em muitas lojas de puericultura. A puericultura é a ciência que reúne um conjunto de meios que favorecem o desenvolvimento físico e psíquico das crianças. Serão os voadores brinquedos promotores de um bom desenvolvimento neuropsicomotor? A resposta é NÃO! Os voadores são, inclusive, de venda proibida em alguns países!

 

Vamos lá perceber porquê. O assento rígido presente nos voadores não permite uma adaptação adequada da coxofemoral à posição semi-vertical em que se encontra o Bebé, favorecendo um mau desenvolvimento da anca. Por outro lado, se o Bebé ainda não anda (sem o voador) isso significa que do ponto de vista muscular, não se encontra ainda preparado para assumir essa posição, não beneficiando em nada ser mantido assim. Falando agora da marcha em si, os Bebés aprendem a andar através de tentativas e erros. Um Bebé que inicie os primeiros passos num voador pode aprender a mover as pernas de forma errada uma vez que o movimento se encontra limitado pelo assento e pela semi-suspensão do Bebé. A velocidade e a independência que o Bebé consegue alcançar no voador podem colocá-lo em perigo. Muitos acidentes graves têm como origem a utilização de voadores. Quedas pelas escadas, quedas em rampas ou do próprio voador levam todos os anos centenas de Bebés às urgências dos hospitais.

 

Se a intenção dos pais é promover a marcha e o bom desenvolvimento neuropsicomotor, saiba que a melhor brincadeira é brincar no chão e permitir ao Bebé explorar o mundo que o rodeia através de: levantar, sentar e trepar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]