[vc_row][vc_column][vc_column_text]O bruxismo do sono infantil consiste numa atividade involuntária da musculatura mastigatória caracterizando-se por um apertar ou ranger dos dentes e/ ou apertar ou empurrar da mandíbula. Como ocorre durante o sono da criança, essa atividade é totalmente involuntária sendo a sua etiologia multifatorial, resultante de inúmeros processos fisiológicos multissistémicos que envolvem principalmente alterações do sistema nervoso central.

O bruxismo do sono infantil não pode ser considerado um hábito oral, uma vez que ocorre durante a noite e é involuntário, como tampouco pode ser considerado uma parafunção tendo em conta que o movimento de apertar os dentes durante a noite pode trazer algum benefício para a criança. Esse movimento que simula o movimento mastigatório durante a alimentação aumenta a produção de saliva permitindo proteger e lubrificar as vias aéreas superiores. Dessa forma, as crianças que dormem com a boca aberta, beneficiam dos movimentos involuntários de mastigação para se defender da desidratação das vias aéreas superiores.

Crianças que dormem com a boca aberta são fortes candidatas a apresentar bruxismo do sono infantil. Essa atividade muscular involuntária não é contínua e a sua frequência e intensidade variam de dia para dia.

Outro fator que potencia o aparecimento do bruxismo é a criança adormecer de forma agitada. O stress, a ansiedade ou simplesmente ter brincado muito imediatamente antes de dormir aumentam os níveis de cortisol. O cortisol estimula a contração muscular podendo desencadear o ranger dos dentes.

Como ajudar uma criança com bruxismo noturno?

  • Baixe as luzes um pouco antes de dar início às últimas atividades do dia
  • Procure realizar uma atividade tranquila com a criança 30 minutos antes de dormir
  • Retire todo o tipo de ecrãs umas horas antes da hora de dormir
  • Evite ter o ar condicionado ligado durante a noite de modo a não secar as vias aéreas
  • Procure ajuda de um osteopata com experiência em pediatria de modo a melhorar a função respiratória da criança
  • Procure ajuda de um odontopediatra.

 

 

Referência bibliográficas

Bruno L. & Serna C. Bruxismo del sueño y síndrome de apnea obstrutiva del sueño. Revisión narrativa. Revista de odontopediatria latinoamericana. 2016; vol 6 N°2: 99-107.

Fritzen VM, Colonetti T, Cruz MVB, Ferraz SD, Ceretta L, Tuon L, DA Rosa MI, Ceretta RA. LEVELS OF SALIVARY CORTISOL IN ADULTS AND CHILDREN WITH BRUXISM DIAGNOSIS: A SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS. J Evid Based Dent Pract. 2022 Mar;22(1):101634. doi: 10.1016/j.jebdp.2021.101634. Epub 2021 Aug 30. PMID: 35219468.

 

Autora:

Dra. Patrícia Rocha[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]