[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma otite média aguda é a infeção/inflamação do ouvido médio e tímpano mais frequente na infância principalmente antes dos 3 anos de idade.
Normalmente é um processo recorrente de quadros de infeção respiratória alta em que as crianças apresentam obstrução nasal e rinorreia. Isto deve-se ao facto de, nas crianças, a Trompa de Eustáquio – canal que liga o ouvido médio à nasofaringe e cuja função é drenar o líquido que se produz normalmente no ouvido médio – se encontrar numa posição horizontal. Esta particularidade anatómica, coloca os bebés/crianças em “desvantagem” em casos de patologia respiratória, porque por um lado dificulta a drenagem do líquido, e por outro favorece a migração das secreções da região nasofaríngea até ao ouvido médio, predispondo à infeção. Neste tipo de situações, a fisioterapia respiratória tem um papel fundamental na drenagem e ventilação do ouvido médio, para além do ensino aos pais da forma mais adequada e segura de posicionarem os bebés durante a alimentação e limpeza dos narizinhos, de forma a prevenir possíveis infeções.
É importante salientar que as otites podem ser debilitantes e dolorosas, mas quando tratadas de forma adequada e atempada, o risco de recidivas – otites de repetição – e consequentemente, possíveis complicações a longo prazo, diminui significativamente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]